domingo, 29 de junho de 2008

Decepção

Semana passada uma amiga se decepcionou demais com uma amiga, eu mesma acreditei que as pessoas podiam ser realmente boas e percebi que quando lhes é interessante elas são más e egoístas.

Decepção- 1 Ação de enganar. 2 Surpresa desagradável. 3 Desilusão.
Porque nos decepcionamos com uma pessoa, com um acontecimento, com uma situação, com a vida?

A decepção é um sentimento tão frustante, talvez seja das sensações que mais me entristeça, me chateia, me impede de continuar, me bloqueia.

Será que criamos expectativas altas demais? Ou será que as expectativas eram normais, próprias e adequadas, mas a decepção teimosamente nos bate à porta?

Será um problema de ansiedade, de querermos tanto que algo se realize e aconteça.

Será que somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós próprios sabemos ou somos capazes de fazer?

Será que uns são mais acostumados as decepções que outros?

Será que uns, nem percebem a decepção não lhe dando a importância que outros lhe dão?
Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas (Polianas)?
E acordar depois de uma decepção?
Acordar para a Vida, acordar para o Dia, pôr os pés fora da cama, levantar o corpo, calçar qualquer coisa para começar a pisar o chão, a terra, olharmo-nos no espelho, olhamos nossos olhos decepcionados….
E depois, muitas vezes voltar ao mesmo lugar, ver a mesma pessoa, ter de falar com essa pessoa, voltar e reencontar o mesmo ambiente, o mesmo cenário…..
Reagir…. Como se faz para REAGIR? Reagir é voltar a agir! Para voltar a agir, é preciso ter vontade de agir. E o mundo que nos rodeia, exigente, que não tolera a insatisfação, não tolera tristezas, que como uma criança mimada, nos quer sempre Lindos, Contentes, Sorridentes, Arrumados, Elegantes, Perfeitos, e todos nos pedem, “Vá reaga, faz qualquer coisa, tem que melhorar! E para piorar, dizem a frase: “Não sei, porque fica assim, não é motivo para isso!”. E nós, envolvidos num manto negro de tristeza, de amargos na boca, de nós no estomâgo, de dedos das mãos frios, ficamos perplexos ao olhar para aquelas pessoas que nos dizem: “Não é pra tanto!”. Não é pra tantooooooo???! Não percebem, que para nós É TUDO, É muita coisa sim!
Não percebem que a decepção nos faz querer que tudo tivesse sido diferente, que aquela ou aquele amigo não tivesse nos traído por um par de calças ou uma bunda gostosa.
Mas pra mim umas das piores decepções são as de amor, quando não somos correspondidos, sabe?
Quem lê este blog e me conhece sabe o quanto sofri quando minha paixão , obsessão, sei lá, pelo MR. X não foi correspondida, chorei, engordei rsss, me desesperei e me permiti passar por todas as etapas, eu sabia que ele não gostava de mim, não como eu queria e acho que isso é ainda pior, ter que admitir que ele não te quer... foi duro... foi triste... mas superei e estou aqui firme e forte e ainda acreditando que o amor pode dar certo...

Mas continuando, os decepcionados não choram por fora, choram por dentro! Choram, choram, choram, até ficar secos, como um solo seco, ressequido, morto…

Pra mim o ideal é enterrar uma decepção, como se fosse um corpo morto, enviuvar, chorar aquilo que nunca acontecerá, que nunca iremos possuir...é uma fase... que sempre passa... mas precisamos viver.
E quando finalmente passa precisamos destruir definitivamente antigos chavões como: “Homem é tudo igual, não leva mulher a sério”, “Meus namoros nunca dão certo”, “Eu não paro em nenhum emprego”, “O casamento é ilusão, na prática não funciona”... É preciso romper com a mentalidade negativista que a decepção provoca em nós.
Não temos o direito de desistir de amar pelo fato de termos vivido experiências difíceis. É preciso tentar de novo, acreditar, recomeçar! Com os amigos o mesmo... Mas com mais cautela eu diria...
Poderá ser melhor, pode sim, a cada dia que se inicia, Deus nos dá a oportunidade de reescrevermos nossa história, e com Ele, podemos dar cor e vida ao que antes era dor e ausência.
É preciso acreditar... sempre! Afinal estamos sempre em busca de nossos sonhos e não devemos deistir nunca.