segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Casamento

Adoro casamentos desde sempre e acredito que casamento é para a vida toda, há algum tempo se alguém me perguntasse se eu queria casar diria que não, mas hoje, quero encontrar um cara bacana e quando chegar a hora, pronto, casamos! Sem aquelas regras de que tem que namorar dois anos e ficar noiva por mais dois e só então você conhece a pessoa o suficiente para casar, não acredito nisso, acho que quando é a pessoa certa, você sabe...
Sabe qual a parte do casamento que eu mais gosto e que mais me emociono? È quando a noiva entra na igreja e o noivo está esperando por ela ansioso no altar e tendo a certeza de aquilo é a melhor coisa que ele já fez na vida e que ela é a mulher da sua vida e ela tendo o mesmo pensamento.
Daí depois vem o sermão do padre, como católica praticante eu gosto muito dessas palavras, acho bonito, mas acho a proposta simplista demais.
"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"
Outro dia estava lendo um texto da Martha Medeiros, que adoro, diga-se, onde ela escrevia promessas de casamento, bem mais reais e adaptáveis.
Gostei das sugestões vamos a elas e abaixo meus comentários entre parenteses: - Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
(Afinal temos a mania de achar que somos donos do outro)
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
(Pois é quero alguém que seja meu amigo, meu amante, meu cúmplice e quero representar isso para ele tb)
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
( Afinal? A vida tem muitos altos e baixos)
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
(Isso para mim é primordial, preciso de alguém que goste de mim assim, exatamente como eu sou e preciso aprender a respeitar isso no outro sem idealizar ou querer que ele seja como eu sempre sonhei)
- Promete se deixar conhecer?( Essa é muito, muito importante)
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
( As vezes a TPM, mas prometo tentar controlar)
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
(A primeira parte é fácil rsss, mas a dos filhos acho difícil criar filhos hoje, mas prometo tentar.) - Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
(Sim, mesmo que ele tenha hábitos engraçados e completamente diferente dos meus)
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina? (Sim, por isso que digo que quero um amor tranqüilo sem a loucura da paixão que te cega e te perturba)-
Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja? (Sim, a mesma, palhaça, chorona e chatona e maleta de sempre rsss)

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.
Martha Medeiros

Realmente né, maturidade é algo que só o tempo nos traz eu estou recebendo em doses homeopáticas e assimilando pouco a pouco sem pressa, com calma e atenção. Olhando pra traz já fiz algumas cenas das quais eu me envergonho, mas com as quais eu aprendi e não me arrependo...
Meu casais prediletos são os que conheço e sei que tem milhões de diferenças, mas mesmo assim continuam juntos se cuidando, se respeitando e se amando mais a cada dia... Ana e Uli, Guria e Sakate, Let e Filipe e Fiona e Sherek.
Bom então este post é isso... E desejo que o amor chegue a todos os corações, que como o meu anseiam por ele.