segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Casamento

Adoro casamentos desde sempre e acredito que casamento é para a vida toda, há algum tempo se alguém me perguntasse se eu queria casar diria que não, mas hoje, quero encontrar um cara bacana e quando chegar a hora, pronto, casamos! Sem aquelas regras de que tem que namorar dois anos e ficar noiva por mais dois e só então você conhece a pessoa o suficiente para casar, não acredito nisso, acho que quando é a pessoa certa, você sabe...
Sabe qual a parte do casamento que eu mais gosto e que mais me emociono? È quando a noiva entra na igreja e o noivo está esperando por ela ansioso no altar e tendo a certeza de aquilo é a melhor coisa que ele já fez na vida e que ela é a mulher da sua vida e ela tendo o mesmo pensamento.
Daí depois vem o sermão do padre, como católica praticante eu gosto muito dessas palavras, acho bonito, mas acho a proposta simplista demais.
"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"
Outro dia estava lendo um texto da Martha Medeiros, que adoro, diga-se, onde ela escrevia promessas de casamento, bem mais reais e adaptáveis.
Gostei das sugestões vamos a elas e abaixo meus comentários entre parenteses: - Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
(Afinal temos a mania de achar que somos donos do outro)
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
(Pois é quero alguém que seja meu amigo, meu amante, meu cúmplice e quero representar isso para ele tb)
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
( Afinal? A vida tem muitos altos e baixos)
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
(Isso para mim é primordial, preciso de alguém que goste de mim assim, exatamente como eu sou e preciso aprender a respeitar isso no outro sem idealizar ou querer que ele seja como eu sempre sonhei)
- Promete se deixar conhecer?( Essa é muito, muito importante)
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
( As vezes a TPM, mas prometo tentar controlar)
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
(A primeira parte é fácil rsss, mas a dos filhos acho difícil criar filhos hoje, mas prometo tentar.) - Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
(Sim, mesmo que ele tenha hábitos engraçados e completamente diferente dos meus)
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina? (Sim, por isso que digo que quero um amor tranqüilo sem a loucura da paixão que te cega e te perturba)-
Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja? (Sim, a mesma, palhaça, chorona e chatona e maleta de sempre rsss)

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.
Martha Medeiros

Realmente né, maturidade é algo que só o tempo nos traz eu estou recebendo em doses homeopáticas e assimilando pouco a pouco sem pressa, com calma e atenção. Olhando pra traz já fiz algumas cenas das quais eu me envergonho, mas com as quais eu aprendi e não me arrependo...
Meu casais prediletos são os que conheço e sei que tem milhões de diferenças, mas mesmo assim continuam juntos se cuidando, se respeitando e se amando mais a cada dia... Ana e Uli, Guria e Sakate, Let e Filipe e Fiona e Sherek.
Bom então este post é isso... E desejo que o amor chegue a todos os corações, que como o meu anseiam por ele.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse post e espero mesmo que vc encontre um cara bacana. Às vezes ele nem precisa ser tão bacana assim, mas tem que te amar, te respeitar, te desrespeitar, te odiar. Enfim, tudo o que vc cita no texto... rs
BJS,
ANA

Anônimo disse...

Amei o post! E O CARA tá chegando... Vem na minha! ;-)
Beijocas Érica

Anônimo disse...

Faço de suas palavras, as minhas amiga!
É isso mesmo! Crescermos a cada dia para quando o cara chegar, já estarmos prontas.
Adorei!
Saudades de vc, sempre!
Bjão

Isabelle de Paula disse...

Dri, ótimo post. Assino embaixo... não podemos nunca perder nossa essência.
bjs

Anônimo disse...

Bonita, adorei o texto, e é bom ver a sua "nova" maneira de encarar o amor =) Veja só, bacana sentir isso, premissas de estar aberta são sempre um bom caminho pra deixar entrar, né? Logo, logo quero estar inclusa na sua lista de casais preferidos, eu e o Rafa, rs! Beijocas, bonita! ...e não deixe de mandar o link pra mim, ok?

By the way, pra lista da Martha Medeiros poderia haver mais uma "cláusula": Promete ser fiel a si mesmo, e compartilhar suas escolhas com a verdade e de verdade para com seu parceiro? - no mínimo, teríamos relações mais dignas por aí, menos fantasiosas e vividas de modo pleno e real.